Musique aqui no blogué

17 de março de 2013
Bonjour mes chers lecteurs (olá meus caros leitores em francês), hoje resolvi postar sobre algo que não falo há muito tempo por aqui: música. E não é qualquer musica, é nada mais e nada menos, MUSICA FRANCESA, CHIENNE (bitch, em francês. desculpa sei usar google tradutor)!!!!!! Pois bem, o fato é que há alguns (muitos) meses atrás, achava que o mundo precisava de uma dosagem tripla de boa musica, que está tudo definhando e que tudo está perdido nessa porcaria de iTunes onde o primeiro lugar é ocupado por Naldo (SE POR ACASO OUVIR QUE SAÍ DANÇANDO ATÉ O CHÃO AO SOM DO PANCADÃO NESSA ULTIMA SEXTA-FEIRA, É BOATO! NÃO ACREDITEM! MENTIRAS!! CALUNIAS!!). 

Mas, como ás vezes levamos grandes pancadas na vida e percebemos que não sabemos de tudo e que isso é bom, nas minhas pesquisas pela internet afora, eu percebi que não é o mundo que está escasso de musicas boas, sou eu que estou escassa do mundo (?). Pois, vamos falar a verdade né galera: somos extremamente limitados quando o assunto é musica. Nos limitamos a somente aos músicos em alta do Estados Unidos (as vezes um pouquinho de musica inglesa quando... faz sucesso nos Estados Unidos!) e um belo de um sertanejo universitário, funk, e o caralho a quatro que é passado na novela das oito. Belas referências! Então eu aqui, que não gosto de nada disso, me perdia no som lá do passado distante, dos anos 60/70/80/90 e só arriscava conhecer algumas bandas atuais que meus amigos hipsters.indies.cults me indicavam, e ficava nisso aí. Porém, comecei a ter coragem e saí procurando sozinha por grandes pérolas  da musica atual, ou até mesmo das antigas que eu não conhecia, para assim ampliar o meu leque cultural. E me surpreendi! Há muita musica BOA, BEM PRODUZIDA, BOA LETRA, BOA VOZ, ATUAL E NÃO DIVULGADA* pelo mundo afora. É só procurar.

*considere esse "não divulgada" aqui no Brasil

E vem de todo o canto o canto do planeta. Até aqui no Brasil, podemos encontrar muita musica boa que não aparece em nenhuma novela, programa de tevê ou Reality Show. Mas não vim falar sobre isso. 

França é o sonho de qualquer pessoa. Vamos admitir que Paris é uma das cidades mais lindas do mundo, e todo seu contexto histórico e cultural é simplesmente sublime! Revolução Francesa, feudalismo, Corcunda de Notre Dame, O homem da Mascara de Ferro, Os Miseráveis, Os Três Mosqueteiros... Sem falar da moda. Das luzes. Da Arquitetura. Do cinema. E da música. 
A musica francesa apesar de ter um espaço no cenário mundial, ainda assim é pequeno. Poucas pessoas a conhecem, o que é uma pena, pois são muito boas. E para abrir também o leque cultural dos meus amados e fiéis companheiros do blogue, resolvi separar as minhas cantoras francesas preferidas (não gostei muito de cantores, e não encontrei ainda nenhuma banda francesa. Se souberem, me digam nos comentários!) para quem sabe, você também gostar e se animar em conhecer novos padrões de musica. Então, et mettre les casque et écouter (aaaah, traduza você mesmo!)

1. Édith Piaf
É simplesmente IM-POS-SÍ-VEL falar sobre a musica francesa sem citar a sua alma: Édith Piaf. A mais conhecida e aclamada cantora francesa de todos os tempos, fez muito sucesso lá nos anos 40/50/60, não somente na França mas no mundo todo. Suas musicas foram gravadas e regravadas por muitos artistas, e incluídas em várias trilhas sonoras. Sua voz poderosa é simbolo da França, e assim como sua morte é triste e poeticamente bonita (morrer por amor, é sempre a forma mais bonita de morrer...). Sua musica é uma mistura de Music Hall e Chanson, classuda e uma baladinha lenta, bem característica da época mesmo. O vestido preto em suas apresentações tornou-se sua marca. Minha musica preferida, é a que vou compartilhar  com vocês, é a sua mais famosa "La Vie en Rose". Estava escutando muito ela nesses últimos dias, mas como resolvi sair da bad, deixei ela um pouco de lado.  Mas enfim, acho que essa é a musica que mostra todo o talento de Édith, e já dá pra ter uma ideia de como é o seu estilo musical. Se gostar da musica, indico mais duas outras: "Non, je ne regrett rien" e "Hymne à l'amour".



2. Carla Bruni
Essa é com certeza a minha preferida! Além de muito linda, Carla Bruni tem uma voz muito gostosa de ouvir e suas musicas são uma graça. Todas são bem simples, uma pegada folk classudo, ficando lindo na língua francesa. Ela lançou três álbuns: Quelqu'un m'a dit em 2003, que é todo cantado em francês e foi um sucesso estrondoso. Tenho a impressão que a musica cuja dá o nome ao álbum  passou em alguma novela da Globo, porque fez sucesso por aqui também. A musica também está presente na trilha sonora de 500 Dias com ela. O segundo álbum é o No Promises (2007), que também tem a mesma pegada folk porém é todo cantado em inglês (o que deixa ainda mais fofo, por que a unica coisa mais bonita do que a lingua francesa, é um francês falando em inglês!), e não é álbum totalmente dela, e sim uma adaptação de poemas de escritores já mortos. Vale a pena conferir também. E o ultimo, é tanto em francês quanto inglês, que é o Comme si de rien n'était lançado no Brasil em 2008. Todos os três são ótimos, vocês DEVEM baixar para serem felizes. Pois bem, resolvi colocar a musica mais famosa pra vocês se identificarem e já gostarem do som logo de cara, mas há musicas melhores, podem ter certeza.

3. Vanessa Paradis
Okeeeeeouuu, devo admitir que odiava Vanessa Paradis até algum tempo atrás. E sim era pelo (um pouco) pelo Johnny Depp. E por sua voz fina e enjoativa. Esse "até algum tempo atrás" era por que euzinha aqui só tinha escutado a musica mais famosa dela, a "Joe le Taxi" e não curti, e desisti logo dessa muié. Só que, um dia desses estava dando uma fuçadinha básica no omundomiope.blogspot.com, e vi num post muito antigo uma musica da Vanessa, que na época que tinha postado eu não tinha dado bola. Maaaaas, há poucos dias atras, resolvi escutar a musica e... adorei! Serio! Tem uma pegada cigana tipo assim adorei mucho mesmo e me surpreendi pelo amor que senti com a musica e tals. A musica em questão é L'incendie. Mas enfim, como o meu preconceito ainda não tinha sido completamente quebrado, fui caçar mais musicas pra saber se era SOMENTE ESSA MUSICA que prestava em toda a carreira de Paradis, e não, há mais musicas legais, mas a melhor é a L'incendie mesmo, e é ela que vou pôr aqui. Se gostar da musica, ouça também Divine Idylle, Be my Baby, Dès Que J'Te Vois (essa é muito boa também), tem outras, mas acho que essas aqui já dá pra ter uma ideia boa. Como ainda não baixei nenhum album dela, não posso falar da obra completa, mas tendo sua musica mais famosa regravada pela Angelica, é por que a coisa É BOUA DE VERDADE!


4. YELLE
Bem, vamos dizer que de todas as cantoras que eu postei aqui essa é a que eu menos gosto. Acho ela meio que americanizada, e esse lance de musica eletrônica definitivamente não é comigo. Mas resolvi por aqui porque provavelmente a maioria das pessoas que ouvirem vão gostar (ou não, provando que não sei nada do que a maioria gosta de ouvir). Pois bem, ela me chamou a atenção por ser uma das unicas cantoras francesas, que eu conheço, que segue essa linha de "cantora americana" porém cantando em francês. Os clipes são todos coloridos, cheio de dança, bem produzidos e essas coisas. São até legaizinhos, e ela é toda cheia de estilo, por isso ela esta ate fazendo um sucessinho lá na gringa. Mas vai aí algumas pra vocês ver/ouvir se gostar ou se interessar pela Yelle: Qui Est Cette Fille, Comme Un Enfant e Je Veux te Voir. Por ora, trouxe a mais famosa dela que é A Cause Des Garçons:



5. Camille
E para finalizar, resolvi por a Camille Dalmais, conhecida somente por Camille. Ela tem um som bem bacana, faz umas coias com a voz bem legais, e utiliza instrumentos estranhos na musica haahaha curtcho muito. Não posso falar que suas musicas são geniais, porque (aqui entre nós) só ouvi três, mas eu gostei bastante delas e resolvi postar. Ela tem um estilo bem básico mesmo, e os clipes dela são beeem simples, mas estão cada dia *melhorando* (digo isso mas pra mim os ruins é que são bons). A musica que eu escolhi pra por aqui é "Au Port", mas indico mais essas duas (e ouça outras também, por que mais pra frente eu vou escutar mais algumas, juro ueehuu): Money Note e Ta Douleur


E, finalmente estamos chegando ao fim de mais um post (ufa!!!!). Espero que tenham gostado, escutado e pesquisado mais! Vamos acabar com o preconceito, e bora ouvir novos sons! Sei lá, gostei tanto disso que vou pesquisar algumas musicas de... sei lá... Eslováquia pra passar pra vocês. Boa semana pra vocês! ^_^

12 comentários:

  1. gosto de Angus & Julia Stone, australianos... já ouviu? adorei a carla bruni, vou baixar os cd's... obrigado pela dica! :D
    é mt bom saber que há pessoas q gostam da boa música em minha cidade...
    bom, não posso deixar de perceber q este lugar não está vacinado contra os ultrajes culturais, infelizmente... mas com certeza, há aqueles q tentam salvá-lo! e isso é bom, mt bom...

    ResponderExcluir
  2. gostei tbm da camille...
    sobre o seu comentário sobre a eslováquia (hieuieuh) eu gosto tbm de algumas músicas de outros países, menos comentados... islândia por exemplo, na pessoa da sóley stefansdóttir; austrália, além dos meus favoritos já citados angus & julia stone, tem tbm a banda boy & bear...; bélgica, selah sue (gosto só de algumas músicas, a melhor na minha opinião é raggamuffin); dinamarca, MT bem representada por agnes obél...
    tem mais, com certeza, só não vou lembrar de todos nesse momento... :D

    ResponderExcluir
  3. Nossa Anon, está tudo anotado na caderneta de "musicos que vou pesquisar e ouvir". Que bom saber que tem uma pessoa que gosta de musicas diferentes, ainda mais na minha cidade? Vem cá, eu te conheço? **zorra total feelings***
    Então, Carla Bruni é maravilhosa, como eu disse, éa minha preferia entre as cinco apresentadas. Baixe sim, por que você vai gostar!

    ResponderExcluir
  4. Gente, o que que a Marina bebeu?!

    Séeerio!

    Manda um caixa pra mim, pfv!

    ResponderExcluir
  5. /\ ABACAXI POR ACASO É NOVA GÍRIA HIPSTER PARA SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS?

    ResponderExcluir
  6. Faz dias que tô querendo ouvir essa sua playlist mas minha internet ta péssima!!! Assim que eu me organizar sobre isso eu escuto tudo e te dou um feedback huahauhau Linda! <3

    ResponderExcluir
  7. Ai eu adoro música francesa, sou apaixonada por Carla Bruni e Yelle <3 ahaha meu sonho é aprender francês e viajar pra Paris. Seu blog é muito fofo.

    ResponderExcluir
  8. Vanessa: Eu te entendo! Minha internet também não está lá aquelas coisas. Mas quando der, espero que goste das indicações! E se tiver alguma, é sempre bom compartilhar. Enquanto isso, curta muito com seu amor ♥_♥

    Alice: Sério? *-* Ah Carla Bruni é ótima mesmo, não tem jeito. Eu também quero muito aprender frances, porém na cidade que moro não há curso, então por ora, vou ficar só no inglês mesmo hehe E muito obrigada. O seu também é.

    ResponderExcluir
  9. Gente, escutar a Édith dá vontade de comprar uma passagem pra França agora e, ainda, viver no estilo "Meia noite em Paris" sabe?? Genial.
    Carla Bruni eu já conhecia e a acho tão fofa e vintage e linda, af queria ser como ela.
    As outras duas nunca tinha ouvido, mas são ótimas também! Não sei, as francesas têm um quê enigmático, sedutor que dá uma invejinha... Próxima vida vou pedir pra nascer francesa ahaha.
    Beijos, adorei as indicações!!

    ResponderExcluir
  10. Tirou as palavras da minha boca Beatriz! Vamos então nos juntar e viver uma vida boêmia em Paris, ir de bar em bar interpretando velhas canções no estilo de Édith Piaf e seremos felizes!! haha

    NÃO-FALA-NADA-MENINE! O que é que esses franceses tem que EU JUROPELOAMORDEDEUS que nenhuma outra nação tem? Esse charme é impossível de se igualar ♥_♥

    Obrigada e volte sempre!

    ResponderExcluir

Sempre tento responder os comentários. Se quiserem ver a minha resposta, deem um checadinha!! ♥♥♥♥

Tecnologia do Blogger.
Back to Top