onde andam seus olhos

19 de outubro de 2013
Ou: Ter alma de poeta

Há pessoas nascem com alma de poeta. Algumas, só são poetas. E há Vinícius de Moraes. 
("Há", no presente, porque é infinito aquilo que dura.)





Dizem que é melhor ser alegre do que ser triste, mas que o samba, para ser bom, precisa de um bocado de tristeza. Um dia houve uma figura que traduzisse esse espírito com uma dose de conhaque, um cigarro na mão, e papéis em uma máquina de escrever. 

Poemas nunca são fáceis, talvez por isso que poucos gostam. Poemas, normalmente são meticulosos, recheado de entrelinhas, cheio disso e daquilo. Poetas gostam de se mostrar, exacerbar no vocabulário, procuram pôr sentido em uma vírgula errada. Estes, normalmente, são poetas que só são poetas. Vinícius queria mais, e por isso levou sua arte para todos que quisessem apreciá-la. E, com a ajuda de alguns amigos, levou a sua poesia de uma forma que todos pudessem entendê-la: através de música. 

Tom Jobim e Vinícius de Moraes. 

Depois de quase cinquenta anos, a gente fala em beleza e lembra da canção que se ouvia (e ouve) nos bares nas noites, que até então, permanecem vivas por sua alma ser atemporal.
Como foi desejado naquele velho soneto da fidelidade - (Ah! a fidelidade...) -: o pranto foi derramado e o seu canto, espalhado. 






5 comentários:

  1. que texto lindooo :')
    olha que eu não cresci ouvindo vinicius, nem tenho músicas dele no computador, mas é o tipo de música que a gente ouve com o coração, de repente, e sorri...
    muito lindo seu texto, de verdade. parece um poema. parabéns! ^-^

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que isso Manie, obrigadíssimo!! <3
      Verdade, Vinícius tem esse dom de nos deixar felizes mesmo que suas letras sejam tristes... É pura beleza.
      Beijos

      Excluir
  2. Você escreve bem, pela introdução deu de ter uma noção disso. Pretendo me aventurar mais pelas palavras que você expõe.

    ResponderExcluir

Sempre tento responder os comentários. Se quiserem ver a minha resposta, deem um checadinha!! ♥♥♥♥

Tecnologia do Blogger.
Back to Top