Ou: Ter alma de poeta
Há pessoas nascem com alma de poeta. Algumas, só são poetas. E há Vinícius de Moraes.
("Há", no presente, porque é infinito aquilo que dura.)
Dizem que é melhor ser alegre do que ser triste, mas que o samba, para ser bom, precisa de um bocado de tristeza. Um dia houve uma figura que traduzisse esse espírito com uma dose de conhaque, um cigarro na mão, e papéis em uma máquina de escrever.
Poemas nunca são fáceis, talvez por isso que poucos gostam. Poemas, normalmente são meticulosos, recheado de entrelinhas, cheio disso e daquilo. Poetas gostam de se mostrar, exacerbar no vocabulário, procuram pôr sentido em uma vírgula errada. Estes, normalmente, são poetas que só são poetas. Vinícius queria mais, e por isso levou sua arte para todos que quisessem apreciá-la. E, com a ajuda de alguns amigos, levou a sua poesia de uma forma que todos pudessem entendê-la: através de música.
Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Depois de quase cinquenta anos, a gente fala em beleza e lembra da canção que se ouvia (e ouve) nos bares nas noites, que até então, permanecem vivas por sua alma ser atemporal.
Como foi desejado naquele velho soneto da fidelidade - (Ah! a fidelidade...) -: o pranto foi derramado e o seu canto, espalhado.
Como foi desejado naquele velho soneto da fidelidade - (Ah! a fidelidade...) -: o pranto foi derramado e o seu canto, espalhado.
(abrindo para o facebook)
ResponderExcluirque texto lindooo :')
ResponderExcluirolha que eu não cresci ouvindo vinicius, nem tenho músicas dele no computador, mas é o tipo de música que a gente ouve com o coração, de repente, e sorri...
muito lindo seu texto, de verdade. parece um poema. parabéns! ^-^
www.pe-dri-nha.blogspot.com
Ah que isso Manie, obrigadíssimo!! <3
ExcluirVerdade, Vinícius tem esse dom de nos deixar felizes mesmo que suas letras sejam tristes... É pura beleza.
Beijos
Você escreve bem, pela introdução deu de ter uma noção disso. Pretendo me aventurar mais pelas palavras que você expõe.
ResponderExcluirAh obrigada <3
Excluir