O enigma de Jesse Pinkman

6 de julho de 2014
sem spoilers


Eu já nem tento negar que a minha alma adolescente ainda está agarrada em mim e admito que ela provavelmente não sairá tão cedo. E se paixões platônicas são uma marca registrada dessa época que custa a sair do meu eu, que assim seja. 


Hoje eu vim falar procês sobre cara que acabou com a minha vida. Sim, acabou. Ao contrário das minhas outras duas paixões platônicas fortíssimas - Edward (não é esse que você está pensando) e O Fantasma da Ópera - que traziam uma tristeza poética para eu sofrer e compartilhar; Jesse Pinkman, do melhor seriado da minha vida, trouxe o sofrimento real de algo real, e por isso não há nada que me fará superá-lo.

Primeiro temos que entender que Breaking Bad é uma serie que, mais do que tudo, fala sobre transformações, e por mais irracional que possa parecer, talvez seja por causa disso que Jesse tornou-se o personagem que roubou o meu coração e o levou pra looooonge, bem longe: se dentro de uma atmosfera terrível, pesada, violenta e que não tem volta, alguém consiga manter a sua essência - mesmo com traumas -, ela  pra mim, já é uma heroína. E ainda, para eu chutar o balde, dar as cartas e perder a dignidade, Jesse Pinkman se trata da pessoa mais doce e querida do mundo, que fez com que eu quisesse afastá-lo todo o mal que o cercava, fazê-lo sorrir depois de todo o sofrimento que ele passou, abraçá-lo e dizer: "tudo ficará bem, você não está sozinho" - mas não pude fazer nada, mudar nada, e isso foi de dilacerar. 


Vocês talvez estejam se perguntando, "mas que raios esse garoto tem?" e eu respondo, meus amigos: evolução. Vemos inicialmente um pseudo badboy, de calças largas, toca na cabeça e moletons até o joelho, viciado em drogas que parece não estar nem aí para nada além do seu próprio traseiro e que sempre termina suas frases com "yo" ou "bitch" (de preferência os dois) - alguém que tinha tudo para ser um personagem detestável, se não fosse, é claro, aquele olhar lost em seus olhos azuis. 

(Pois é, a culpa são dos olhos. 
Sempre dos olhos.) 

É claro que todos os personagens evoluem muito durante a série, mas o seu diferencial é que ao contrário de todos os outros, ele continua com a sua inocência. Aos poucos vamos vendo que por trás de todos os inúmeros "bitchs", se encontra alguém que pensa mais nos outros do que em si mesmo, alguém que se sacrifica sem pedir algo em troca. É admirável seu apego às pessoas, como ele se joga em suas emoções quaisquer que sejam, a sua lealdade por todos que ele se compromete com tal, e como não fosse o suficiente, ele nos surpreende a cada capítulo com o seu amadurecimento, com seus traumas, com suas atitudes - o único humano em um ambiente inumano.

Talvez alguém fale que é muito prepotente de minha parte dizer que eu o compreendo perfeitamente e que parece que eu o conheço muito além do que é mostrado no seriado. Mas digo em minha defesa que a tal da empatia rolou aqui dentro sinistramente, e que horas perdidas de sono e olhos inchados de tanto chorar, são só meras evidências.

E é por isso que eu jamais conseguirei superar Jesse Pinkman. Porque na verdade, eu talvez não queira superá-lo. 



.
.
.

EXTRA: melhores momentos. e a vontade de ver tudo de novo?




inté

13 comentários:

  1. Dá para aprender, com um personagem assim, que a vida poderia ser mais livre de julgamentos alheios. Muitas vezes os mais ingênuos consigo mesmos são os que mais tem cuidado com o próximo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que lindo!
      Concordo. Aprendemos muito com o Jesse, e pra falar a verdade, com a série toda. E essa sua frase final foi perfeita!
      Obrigada por comentar, nina!
      Beijos.

      Excluir
  2. Você o descreveu tão bem ! Vou até começar a ver o seriado pra conhecer o Jesse. Arrasou !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo! Não faz ideia como que eu fiquei feliz lendo isso!
      Comece a ver mesmo, o seriado é incrível! Não tem como alguém achar ruim.
      Obrigada! E quando começar a ver, me diga o que achou, all right?
      bjsss

      Excluir
  3. Muito bom o post! Eu assisti a série só por causa dele e me apaixonei por ele também.
    Eu ficava com muita raiva porque ele era o cara mais certo na série mas sempre se dava mal e era julgado por muita gente. Como você disse, ele sempre pensava primeiro nos outros e depois nele, o que é algo muito bonito e ao mesmo tempo fazia mal ás vezes pra ele, né?!
    Sempre amarei Pinkman. Yo, bitch!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, menina, nem me fale isso! eu me revoltei muito com todas as coisas que aconteciam com ele. No final eu só sei que eu estava torcendo pela felicidade dele como se a minha dependesse disso!
      Mas, vou te falar uma coisa: apesar dele se ferrar muito, isso só mostra o grande cara que ele era. mesmo com tudo, ele continuou um cara incrível.
      Obrigada por comentar, Débora!
      Bjs, bitch

      Excluir
  4. Caramba, como é estranho esse apego que temos, veja em "Ela" (o filme), o cara se apaixonando por um "computador", você por um personagem, e admito que eu tbm tenho um apego tbm, não por um personagem ou um "pc", e talvez não tão forte quanto o seu, porém definitivamente mudou o meu mood e fez diferença no meu jeito de ver o mundo, mas definitivamente agora vc entendeu um sentimento que eu te disse um tempão atrás. Vamos ver se vc sabe quem sou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que ótima analogia que você fez!
      Engraçado você ter citado isso, pois eu realmente queria fazer um post mais pra frente sobre como nos envolvemos de tal maneira com algumas coisas. O seu link com "her" foi perfeito!
      P.S: or você ter citado esse filme, acho que é o leo.

      Excluir
  5. Ps (do último anônimo mesmo): Edward mãos de tesoura tbm foi um personagem marcante, no caso tive um brainstorm enorme depois de ver o filme, e então virou um de meus personagens favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Ai que saudades do Jesse! </3
    Ele também roubou totalmente meu coração, e perdi a conta das vezes que quis entrar dentro da tela e salvar ele do Walt, do mundo, dele mesmo. É uma criatura tão carente, desprotegida e sem noção, e que cresce de um jeito tão lindo. Jesse é tão real que depois que a série acabou eu ficava querendo saber sobre ele, sabe? Tipo: será que o Jesse tá bem? será que algum dia ele vai conseguir se recuperar e levar uma vida normal?
    E o pior é que eu acho que não
    (aloca)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Anna, vem cá e me abraça!
      eu também fiquei louca pra saber o que aconteceu com ele, se ele foi atrás do Brock, se ele encontra uma garota... Difícil controlar a emoção.

      Excluir
  7. Ah, não tem como não se apaixonar pelo Jesse. Esse homem é muito amor! Dá uma dó dele, coitado.

    http://prefirobsides.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já era desde novembro que eu estava querendo assistir tudo de novo, de novo. Quem dirá depois de ler esse post!
    P.s.: nunca superarei a Jane bjs

    ResponderExcluir

Sempre tento responder os comentários. Se quiserem ver a minha resposta, deem um checadinha!! ♥♥♥♥

Tecnologia do Blogger.
Back to Top