desabafo

26 de janeiro de 2015
Há um pouco mais de um ano, eu estava fazendo o meu primeiro vestibular para a Fuvest. Como a prova só era aplicada em São Paulo e seus arredores, fui com uma empresa que levava estudantes para esses locais. Então lá foi eu e mais dez pessoas tentar passar na universidade dos nossos sonhos. 

ok.

Vamos dizer que a minha viagem não foi nada... agradável. Além do nervosismo e de alguns problemas pessoais, todo mundo só falava numa coisa: provas, provas e mais provas. Não sei porquê, mas como eu tinha ido só pra saber como era a prova, eu não estava num clima tão vidrado. Nunca havia feito cursinho. Estudava por conta própria e nem Sisu eu tentei. Achei o assunto extremamente tediante. Ninguém falava nada além do cursinho, dos professores do cursinho, da prova que fizeram, o que vão fazer, o curso, o resultado, as médias, a concorrência... Socorro! Naquele dia eu prometi pra mim mesma que no meu ano de vestibular, eu não seria daquele jeito.

2014 chegou, e com ele eu mudei de cidade e comecei a fazer cursinho. A rotina não era nada fácil, e a lavagem cerebral começou. 24 horas pensando na maldita faculdade. Aquele frenesi todo se passo ou não, e Ó MEU DEUS, se não passar eu morro (e a minha situação ainda era pior, porque larguei uma escola que eu gostava muito pra fazer o cursinho em outra cidade). Seus professores falavam do Enem, seus colegas falavam do Enem, sua mãe falava no Enem, e seus estudos diziam pra você estudar mais Física. 

Sem querer querendo, meus assuntos começaram a girar em torno disso. As raras vezes que eu me encontrava com as minhas amigas era sobre isso que falávamos. Quando não tinha o que falar com alguém, a primeira coisa que vinha era o bendito vestibular. Em casa perguntavam como eu estava me sindo no cursinho. Ninguém nunca me perguntava como eu estava, e sim como estavam os resultados das provas. E assim por diante.

Acho que o momento mais "difícil" disso tudo, foi esses dias: a espera do resultado. Você não pode fazer mais nada, é só sentar, esperar e pedir a deus (ou sei lá quem).  Afinal, esse é O momento. Já parou para pensar que até o seu ensino médio (a não ser que você leve uma vida cheia de aventuras e não passe por isso), tudo é previsível? 

O próximo ano eu vou para a sétima série.
O próximo ano eu vou para o segundo ano.
O próximo ano eu vou repetir o segundo.

Tudo certinho, a gente fica bem acomodado e acha que vai ser sempre assim. Mas aí acaba o ensino médio e logo depois vem o tapa: E AGORA, MERMÃO?

Eu vou procurar emprego?
Eu vou pro cursinho? 
Eu vou pra qual faculdade? Vitória? São Paulo? Rio de Janeiro? Niterói? Acre?
Eu vou vender a minha arte na praia?
Tem essa alternativa também
Parece bobo, mas na verdade é muito difícil. Fora a sensação do fracasso se aquilo que você quer não dá certo. A gente se sente um lixo mesmo, e só de pensar que seus amigos estão indo e você ficando dá um nó na garganta. 


Foi nesses últimos dias que eu entendi realmente o porquê de toda essa concentração no vestibular. Eu meio que já sabia inconscientemente, mas percebi que não se trata de uma vaga, se trata de um porto seguro. É dizer "ufa! Eu tenho pra onde ir esse ano!", "Ufa! Eu sei o que eu vou fazer", e até não sair o resultado, mesmo que bom ou ruim, ficamos inquietos, desconfortáveis. Veja só: é a primeira vez na vida que nos lidamos com a incerteza. Arrisco em dizer que nunca paramos pra pensar no que faremos no próximo ano antes disso.
E ai vem o resultado: Finalmente um lugar firme! Mesmo tendo motivos para chorar ou rir, é ele quem traz de volta a tranquilidade - ou a conformidade -, que de certa forma, são águas conhecidas. 

Por isso, meu caro, perdoe sempre quando um vestibulando só fala no seu objetivo. Acene, ria, e espere um ano para que ele volte ao normal. Ele só está assim porque precisa desesperadamente voltar para a terra firme. 

E, ai, meu deus, como é boa essa sensação!



Obs: Passei em Jornalismo lá na Uff! Feliz :)



20 comentários:

  1. Parabéns pela aprovação! Realmente, rotina de vestibulando é estressante. Estou no 3° ano e confesso que tou bem apreensiva: não sei que curso quero e nem em que faculdade cursar. Acho injusto sermos muitas vezes obrigados a decidir o que queremos com tão pouca idade, mas infelizmente isso já é costume.

    Mais uma vez, parabéns! No fim tudo valeu a pena ♥
    Beijos,
    Nalu
    http://coisasafiins.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Olha, nem me fale. Até agora (ainda estou esperando os resultados de outros vestibulares) estou meio em dúvida. Acho que sempre estaremos em dúvida. Eu também acho chato essa coisa de escolher tão rápido o que queremos ser.

      Excluir
  2. Realmente passar na universidade é muito bom! Esses anos serão os melhores da sua vida!
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, too mundo diz isso! Acho que vou ficar com as expectativas lá em cima, viu?

      Excluir
  3. Meus parabéns! O ano de vestibular é realmente um dos de maior paranoia nas nossas vidas e concordo plenamente que em grande parte a culpa é da incerteza. A gente passa a vida acostumadas a ter tudo certinho, traçado, e de repente a gente não sabe o que vem depois. Mesmo que você tenha certeza que a faculdade é a única opção viável, ainda assim tem muitas questões: que faculdade? que curso? vou passar? como vai ser? É muita coisa para processar. Ainda bem que você tem alguns anos pela frente antes da próxima indecisão que é sair da faculdade e pensar E AGORA?

    Falando nisso, bem lembrado. Eu estava desde o ano passado pensando sobre isso e quando acabou mesmo, acabei esquecendo. Estamos em extremos opostos do ensino superior! Vou postar sobre, e citar seu link, já que você que me deu essa luz, ok?

    Te desejo a melhor sorte do mundo nessa nova fase! Vê se aproveita, porque às vezes a gente só enxerga as oportunidades que passara quando já está no fim. Esse é o seu momento. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, xará!

      Poxa fiquei honrada de ter te dado essa luz, viu? Imagino que quando eu acabar a faculdade vai ser de novo um novo "E AGORA?". Na verdade, acredito que tudo depois da faculdade serão infinitos "e agora?"...
      Obrigada, paloma.

      bjs

      Excluir
  4. Cheguei aqui por causa do post da Paloma (a da luz) e estou agradecendo infinitamente a ela por ter me proporcionado a oportunidade de conhecer seu blog.

    Primeiro de tudo: PARABÉNS PELA APROVAÇÃO!

    Lendo o seu texto, me vieram à tona alguns sentimentos que eu tive durante o fim do ensino médio e essa espera pela aprovação ou não do vestibular. Eu não fiz cursinho e nem fiquei tão obcecada com o assunto, por isso pra mim não foi surpresa receber a resposta negativa do vestibular: não passei em medicina. Acho que eu fiquei tão desesperada com essa sensação de querer pisar em terra firme logo (metáfora essa muito bem escolhida por você) que não consegui esperar o próximo vestibular, no meio do ano, e me inscrevi pra odonto por histórico escolar. Minha sensação de alívio ao ver meu nome na lista de aprovados foi tão grande! Eu estava vendo meus amigos do terceirão postando prints das suas respectivas listas de aprovação nos cursos que queriam e eu confesso que fiquei bem triste.

    Durante algum tempo me perguntei se era odonto mesmo que eu queria e, por fim, concluo que caí literalmente de paraquedas nesse curso, mas estou amando. Tenho 3 anos pela frente e me sinto ótima!

    Embora eu saiba que muita coisa ainda vai acontecer, muita coisa vai mudar, EU vou mudar, já fico criando meus possíveis planos pra depois da faculdade. Tudo nessa esperança de ter um porto seguro me aguardando.

    Enfim, adorei seu post.
    Aproveita muito essa fase da faculdade e absorva o máximo de conhecimento que puder: tanto dos professores, das matérias, quanto das pessoas e suas mais variadas facetas, em si. Na faculdade a gente conhece tanta gente que acaba criando um catálogo de exemplos: aqueles a serem seguidos e aqueles a serem evitados.

    Boa sorte nessa nova fase!

    http://palavras-alienadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou de odontologia, Brendha! Muito obrigada pela força!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, parabéns pela aprovação! E segundo, que texto maravilhoso! Nessas semanas antes do resultado do SISU eu estava pensando justamente nisso: não tenho mais certeza de nada, e agora?? Você externalizou toda minha confusão e é muito bom acompanhar alguém que está passando pelo mesmo que eu. Até porque agora eu estou metade feliz pela minha própria aprovação e metade nervosa por ter que mudar de cidade, morar sozinha e ainda lidar com o questionamento incessante "séra que é isso mesmo que eu quero?" Enfim, boa sorte nesse ano, com o curso e a nova vida vida, tudo de melhor!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, parabéns pela aprovação!! (hahah juro que não foi plágio). Obrigada!
      Pois é, essa confusão de não saber o que fazer acaba com a gente. Cada vez que eu penso sobre, em mais perguntas haha

      Boa sorte!
      Bjs

      Excluir
  7. Ei Paloma, parabéns pela aprovação! Acho que recuperar essa certeza e saber para onde se está indo é realmente a melhor coisa de passar no vestibular. Eu odeio não saber o que esperar do futuro e também quase enlouqueci por conta disso, principalmente porque prestei vestibular em várias faculdades diferentes, em cidades diferentes, e até saírem todos os resultados e eu fazer minha escolha, eu literalmente não podia fazer planos.Lembro que minha tia queria me dar de aniversário um ingresso pro Lollapalooza e eu não pude aceitar porque não sabia onde estaria na data do show e se poderia viajar, etc. #traumas

    Mas agora que esse tormento acabou, curta bastante, aproveite muito e se esbalde porque essas férias pré-vida universitária são a melhor coisa do mundo!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anna, você disse algo que me dá um nó na garganta: não poder fazer planos. E se você fizer, corre o risco de ir por água a baixo rapidinho.
      Obrigada pela força!
      Bjs

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Estou passando por isso, Paloma, mas talvez antecipadamente. Comecei o último ano, e só o que os professores falam é Enem e vestibular. Só o que penso é em achar um curso que goste e ocupar/utilizar o tempo estudando para isso. Porém, a saudade do colégio e dos amigos/colegas é grande. A insegurança então... sem saber para onde irá no ano seguinte, qual cidade, se vai trabalhar e fazer faculdade, com quem morar, negociar essas coisas com os pais. Aí olha para traz e vê que a sua adolescência está acabando (pela lei e espiritualmente) e só vi passar sem aproveitar nada. A solidão que bate é imensa.

    Parabéns, muito sucesso para você no seu curso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixe, menina, então se prepare. Muita loucura ao longo do ano. Vamos ficando tensas. E esse negócio de ver sua adolescência passar foi algo que me deu uma crise danada. Eita!

      Bjss, obrigad! E sucesso esse ano

      Excluir
  10. Ei Paloma! Parabéns pela sua aprovação. E entendo muito seu texto, esse aperto e essa insegurança, mas vim dar uma de tia velha aqui (pode?): depois do ensino médio a gente meio que sabe que vem uma faculdade engatilhada. Desesperador mesmo é terminar a faculdade. Por mais que você já saia com um emprego, te garanto, você sai com uma sensação muito enorme de MEU DEUS E AGORA TUDO O QUE FIZ DA VIDA ATÉ HOJE FOI ESTUDAR. Então aproveite muito essa nova fase! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ana!
      Hahahhaha olha, eu imagino que a aflição de depois que acaba a universidade deve ser bem pior. É um "e agora" 2.0 heheh

      Excluir
  11. Parabéns pela aprovação, e aproveite essa época da faculdade! Tem estresse, tem cansaço, tem noite mal dormida, colega pretensioso e professor bosta? Tem. Mas você vai aprender e crescer demais.

    Eu passei um ano falando em vestibular, também. Um ano inteirinho em que isso era a coisa mais importante da minha vida, em que minha médica teve que me dizer que passar no vestibular não era mais importante do que a minha saúde, em que meus pais me lembravam que tudo bem se eu não passasse de primeira. Mas na nossa cabeça é diferente, né? E você está certa, é a incerteza batendo na porta pela primeira vez. Estou a dois ou três semestres de me formar e agora é ainda mais assustador. Mas um dia de cada vez - sempre tem mais opções do que parece à primeira vista (não sei se consigo ficar rica pelas vias do casamento, though. Seria bem bom) (he, brincadeirinha).

    Beijos, e boa sorte na nova fase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fê!
      Pois é. Meus pais também não me pressionavam pra passar, a coisa era interna mesmo. Desejo toda a sorte pra você!Bjs

      Excluir

Sempre tento responder os comentários. Se quiserem ver a minha resposta, deem um checadinha!! ♥♥♥♥

Tecnologia do Blogger.
Back to Top