Diário de Bailarina #1

9 de maio de 2015
Querido diário,

Hoje finalmente voltei a fazer ballet clássico. A verdade é que eu estava com vontade de voltar faz uns dois anos, mas o destino não contribui para que isso acontecesse tão cedo. E eu ficava então só esperando... contando os dias para conseguir... sonhando que eu não fosse velha demais e que a minha falta e flexibilidade fosse um empecilho pequeno...

Não me lembro a idade que eu deixei de fazer ballet, mas como eu sou uma pessoa prática, sempre falo que foi nos meus seis anos (tudo na minha infância eu falo que foi com seis anos). Veja bem, eu nunca fui uma criança cheia de amiguinhas, então quando a minha única resolveu sair pra fazer algum tipo de dança contemporânea, eu fui junto. E assim larguei de forma que só alguém com seis anos ou quase isso consegue largar. Afinal, amiguinhas valem mais que sapatilhas. 

Mas ai passaram-se dez anos e a vontade louca de voltar a fazer um plié começou a subir. E foi subindo. E subindo... e PA. Me dominou inteirinha. Nunca deixei de achar ballet bonito, mas dessa vez era vontade de verdade. Eu me via com os bracinhos bem comportados, os joelhos esticados, a coluna reta, e as pontas dos pés, tudo isso com um coque e meia calça clara.  E você não sabe a frustração que me dava não poder fazer naquele exato momento! (Isso porque lá na minha cidade não tinha curso de ballet para adultos e no ano seguinte foi o pré vestibular). Prometi que desse ano não passaria. 

Tudo começou quando eu estava estudando na biblioteca Mário de Andrade, virei para o lado da janela e vi uma faixa escrito: MEGA DANÇA: DANÇAS SENSUAIS - FORRÓ - SAMBA DE GAFIEIRA - JAZZ - HIP HOP - BALLET... BALLET.... BALLET... BALLET...BAL

*olhos brilham*

Como assim uma escola de dança há menos de dez minutos da minha casa? Assim que terminei fui correndo pra lá porque sou dessas que se deixar pra depois acaba esquecendo. A recepcionista, super simpática, me passou todos os detalhes - o horário se encaixou perfeitamente na minha "agenda"!! - e pediu para que eu fosse numa aula experimental no dia seguinte. Fechado.

Ai, você sabe né? Depois a gente acaba analisando bem e vemos que as coisas são um pouco mais difíceis do que parece. Apesar de ser uma turma de iniciante, todo mundo estava adiantado há mais ou menos dois meses. Lógico que fiquei pensando no que a minha ínfima flexibilidade iria me fazer passar #PartiuPassarVergonha. Eu não tinha roupa pra fazer ballet ou qualquer exercício físico. Fora que, a sensação de me sentir a estranha no ninho cercada por gente que sabe mais do que você... No good feeling


Mas eu fui... E foi maravilhoso!

Para minha sorte, a aula foi entre feriados e por isso só foram duas pessoas o que me relaxou um pouquinho mais. A professora foi super atenciosa e simpática, mas sempre rígida e não pegando leve comigo só porque eu estava lá para "experimentar". Errei bastante e fiquei bem dolorida, mas isso não me desanimou nem um pouco; na verdade, no final, eu estava louca para a próxima aula.

E hoje, devidamente matriculada, foi o meu primeiro dia de aula oficial. Acordei tão alegre que pela primeira vez me senti bonita em 1 milhão de anos logo quando eu acordo. Todo mundo estava presente, eu de novo com uma roupa improvisada&emprestada ($$$) e errando muito, MUITO, MUITO MESMO! Oxi! Eu não lembrava que o ballet era tão rígido e que exigia tanto dos dançarinos. Muita coisa para lembrar e fazer ao mesmo tempo, e não é atoa que os bailarinos têm fama de serem loucos por perfeição. Quando eu gravava um movimento já mudava para outro, quando eu fazia o pé certo eu errava os braços, quando eu ajeitava o meu tórax eu errava o tempo da canção... E a professora corrigia e continuava:

ombros para trás!
alonga esse pescoço!
Segura a barriga!
cotovelos para cima!
braços para fora!
pernas retas!
Alto, mais alto, mais alto!
levantar!
plié!
ponta dos pés!
Estique o joelho!
Não role!
bunda pra dentro!
inverso!
relevé!
polegares para dentro!
energia!
olha esse quadril!
doblié!
respirar
e SORRIA!


Eu já estava ficando desesperada com tanta coisa na minha cabeça que quando parei pra olhar, todo mundo errava em alguma coisa também: uma garota não fazia pontas nos pés, outra esquecia de esticar os joelhos, o outro fazia fora do tempo. A professora corrigia outros nomes além do meu, e isso me sentir um pouquinho melhor, pois não era unica com dificuldades. É, eu tenho essas inseguranças...

Depois desse belo treino e com essas pernas que deus me deu tremendo, saí com uma felicidade de explodir. Acho que não me sinto assim desde que cheguei aqui. Talvez a endorfina ajudou ou talvez seja só a consciência de estar fazendo algo que você quer muito. Espero sinceramente que isso não passe nunca!

Até mais!

(Quero continuar escrevendo esse "diário" para acompanhar a minha evolução
na dança. Algo de satisfação pessoal que resolvi compartilhar :P)


9 comentários:

  1. Ai, amei! Descobri mais uma coisa que temos em comum, além de ...E o Vento Levou e Audrey Hepburn! Haha Também amo, amo, amo de paixão ballet, e já entrei e saí das aulas pelo menos umas quatro ou cinco vezes. Acho que terei que ficar como espectadora mesmo Haha Mas boa sorte para você, é realmente lindo! Assim que der poste fotos com as sapatilhas! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, você bailarina!
    Nunca tive vontade de fazer ballet e nunca aguentei ver uma dança inteira, admito, mas mesmo assim acho a dança uma graça. E tem a ver contigo, paloma. Desejo sorte!

    ResponderExcluir
  3. Ai, que amorzinho ♥
    Eu te entendo perfeitamente porque estou tentando voltar pro jazz há um tempão, mas o alinhamento dos planetas ainda não está me permitindo. Provavelmente devo voltar ano que vem, quando algumas pendências se resolverem.
    Boa sorte no ballet!
    http://umaallien.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua iniciativa! :) Eu fiz ballet por um ano, aos 9 e quero muuuuito voltar a praticar, mas fico sempre com aquelas ideias de que não conseguirei acompanhar a sala, de que meninas mais novas serão mais adiantadas blábláblá, mas já vi histórias de meninas que começaram até mais velhas do que eu e evoluíram na dança, basta ter dedicação e...nunca é tarde para começar, não é?

    what-a-glorious-feeling.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOLTA, VOLTA, VOLTA! Se quer fazer, faça! Fico muito empolgada quando ouço alguém dizendo que quer voltar a fazer, porque o Ballet é algo que eu recomendo pra todo mundo!

      Excluir
  5. Sempre passo por aqui e esqueço de comentar, sorry!!! Sem dúvidas estou acompanhando esse seu diário de ballet! Ainda me lembro da sua primeira apresentação que eu fui... Só que acho que era de dança do ventre hahahah E lembro também de quando você e Laís faziam aula de dança juntas e ficavam me ensinando "se a lenda dessa paixããão faz sorrir ou faz chorar"... Ô, infância, volta! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como você lembra disso Camila? Sua memória é muito boa hehehe

      Excluir
  6. Paloma,
    Me identifiquei muito...rs
    Fiz ballet quando ainda era adolescente (e quando "lá na sua cidade" era oferecido curso de ballet para a minha idade), e foi a mesma coisa: vestibular, mudanças, inseguranças (claro que todas as bailarinas do mundo eram melhores do que eu, vou adiando...). E adiei até 11-12 anos depois, quando por (muito) acaso conheci uma pessoa que fazia ballet clássico em uma escola SÓ PARA ADULTOS!! Dá pra imaginar a felicidade da pessoa, né?rsrs
    Só então vi o tempo que eu tinha perdido, e que, não, eu não era a pior bailarina do mundo!
    E aí, por outras voltas da vida, precisei retornar "à sua cidade", onde, como você bem disse no post, não temos aulas... (Pelo menos por enquanto! hehe... Deixa só eu terminar esse Doutorado!)
    Só queria dizer que fico muito feliz por você não ter procrastinado, enrolado, adiado, como eu. Aproveite a oportunidade, e lembre-se: "Mesmo que vc saia do ballet, o ballet não sai de você".
    E saiba também que, se a professora te corrige na aula, é sinal de que ela se interessa por você. Preocupe-se quando ela parar de corrigir. ;)
    Beijos, querida, e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada por comentar, Larissa! Fico feliz em ouvir a sua história. Você faz doutorado em dança ou algo assim? Venha animar essa cidade se for o caso hehehe

      Excluir

Sempre tento responder os comentários. Se quiserem ver a minha resposta, deem um checadinha!! ♥♥♥♥

Tecnologia do Blogger.
Back to Top